sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A decisão certa em meio a crise


Rt 1:1 “E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos”.
O homem foi criado por Deus com um propósito, porém, e Ele nos concedeu o livre arbítrio, ou seja, não queria que nós fizéssemos algo, só por fazer, mais nos deu o direito de escolhas, de tomar decisões, etc.
Desde pequenos, nós começamos a tomar decisões que algumas delas, reflitirão no nosso futuro, na nossa história.
Tem situações que é fácil escolher, decidir, como escolher uma roupa, por exemplo. Diferentemente disso, é você escolher um parceiro para se casar, uma profissão, essas são decisões/escolhas que geram uma conseqüência maior para as nossas vidas, interferindo muitas vezes, no plano e propósito de Deus. O mais difícil ainda é tomar uma decisão num momento de crise, de dificuldade, de luta. E é nessa hora que precisamos estar sensíveis à vontade de Deus, pq a vontade dEle é boa, perfeita e agradável.
E dia te disso, nos deparamos com esse texto que lemos.
Só para entendermos:
Nesse tempo, não haviam reis e sim juízes, eles tinham certa autoridade, porém como não tinha um governante que assumisse a responsabilidade, não havia um líder. E quando não há um líder acontece o que nos diz o último versículo do livro de Juízes.
Jz 21:25 “Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos”.
A falta de autoridade é um problema, porque dá a cada um o direito de pensar e tomar suas decisões. É justamente por isso que Deus sempre quis governar o teu povo. Deus sempre quis que seu povo ouvisse somente a sua voz. Porque se fizessem isso teriam os melhores empregos, a terra daria seus frutos, e comeriam o melhor da terra. Conforme lemos em: Is 1:19 “Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra”.
Sendo assim, o povo acabava tomando suas próprias decisões, e por conta disso, muitas vezes eram decisões erradas. Notamos isso nesse versículo que lemos.
Um homem chamado Elimeleque, que tinha a sua família constituída, morava em Belém de Judá. O nome Elimeleque significa, no hebraico, “Meu Deus é Rei”. Embora Elimeleque soubesse que Deus era o Rei da vida dele, no momento em que em Belém chega a fome na terra ele toma uma decisão.
Rt 1:1-2 “E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos; E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali”.

É curioso notar que o nome Belém no Hebraico quer dizer, “Casa do Pão”, ou “Casa do Alimento”. Veja, na Casa do Pão faltou o pão. Na Casa do Alimento faltou alimento. Era sem dúvida um momento de crise para eles. Crise tão terrível que não adiantava ter dinheiro, porque se veio a fome na terra, do que adianta ter dinheiro se não há alimento para se comprar?
Elimeleque vai fazer o que um pai de família pensa em fazer no momento de crise, vai se mudar em busca de novas oportunidades para poder dar o melhor para sua família. Mas o final do versículo dois diz: “FICARAM ALI”.
Elimeleque quando tomou a decisão de abandonar a Casa do Pão não tinha a intenção de se ausentar pra sempre, mas o caso é que ele ficou ali em Moabe.
Moabe, nome de um dos filhos de Ló, com sua filha mais velha. Ela embriagou o pai deitou-se com ele, e engravidou. Daí a origem dos Moabitas. Foi um povo amaldiçoado pelo Senhor.
Deuteronômio 23.3-4 - Nenhum amonita nem moabita entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR eternamente. 4 - Porquanto não saíram com pão e água, a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito; e porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, de Mesopotâmia, para te amaldiçoar.

Ou seja, Elimeleque além de sair da casa do pão, ele foi parar em um lugar amaldiçoado por Deus. Lugar do inimigo, seus filhos se casaram com o povo inimigo, etc... Estavam totalmente fora da vontade de Deus, por causa de uma decisão errada em meio à crise.
Muitas vezes nos deparamos com situações difíceis, a tal da crise internacional nos assusta, abala só de pensar em perdemos nossos empregos, nossos clientes. Mas tome a decisão correta, ainda que essa crise seja muito forte, não abandone a Casa do Pão, não abandone a obra do Senhor, não abandone a casa de Deus!
Jesus disse
João 6.35,48, 51 - Eu sou o pão da vida - Eu sou o pão vivo que desceu do céu.

SL 121 - Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
2 - O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.
3 - Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
4 - Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
5 - O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.

SL 32.8 - Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei
Na hora da crise a pessoa tem que tomar cuidado com as decisões que ela toma. Elimeleque colocou toda a sua família fora da Casa do Pão. Quando a crise chega, o primeiro pensamento da pessoa é, “não dou mais o dízimo”, ou “não vou mais para igreja porque não adianta nada”. Elimeleque também pensou assim. Mas o final pra família dele foi bastante trágico. Veja:
Rt 1 3-5 “E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos, Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos. E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido”.
Claro que Elimeleque desejava o melhor pra família dele, mas as decisões foram erradas. A crise o assustou, fez ele abandonar a vontade de Deus, a casa de Deus. Aos seus próprios olhos ele estava fazendo a coisa certa, mas não aos olhos de Deus.
Pv 14:12 “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”.O mais correto na hora da crise é ser fiel com Deus. O correto é permanecer firme com Deus. Por quê?
Exemplo de Jesus:
Em Mateus 26.31-41
Vimos que momentos antes de começar a grande batalha de Cristo, Ele subiu ao monte para orar e levou os seus discípulos. A palavra (Lucas 22.44) nos diz que a sua dor era tão grande que o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue. E ele clamava: Pai, se for possível passa de mim este cálice, contudo não seja como eu quero, mas como tu queres. Ele venceu ao diabo na tentação no deserto; venceu a dor da morte! Por ter tomado decisões certas. E se nós hoje, quisermos ter vitória, temos que decidir ouvir a vontade de Deus.
Jesus, no momento mais difícil Ele confiou em seu Pai; Ele sabia do seu chamado e simplesmente obedeceu, e por isso ressuscitou dentre os mortos!!!
Rt 1:6 “Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão”.
Que pena que Elimeleque já estava morto, seus filhos também, por que se tivessem permanecido na Casa do Pão, teriam recebido a provisão do Senhor.
A melhor coisa em tempos de crise é permanecer com o Senhor. Porque Deus vai te visitar aqui na casa dEle. 

Deus Abençoe
Karen

(Palavra Ministrada em 16/08/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário