sexta-feira, 17 de junho de 2011

A importância de um toque!


Marcos 1. 39-43
39. E pregava nas sinagogas deles, por toda a Galiléia, e expulsava os demônios.
40. E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.
41. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.
42. E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo.
43. E, advertindo-o severamente, logo o despediu.

Essa passagem conta um dos milagres de Jesus “a cura de um leproso”.
Podemos enxergar um homem que, apesar da sua dificuldade, da sua condição, ele cria em Jesus, ele sabia que Jesus poderia curá-lo e para isso não mediu esforços.
Glória à Deus por isso.

Mas, dessa vez quando estava meditando nessa passagem, o Senhor me levou a outra revelação:

O que é lepra:
A lepra é uma doença infecciosa que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos, e por conta disso, os leprosos eram forçados a ficarem isolados e obrigados a carregar sinos para anunciar sua presença.
Efeitos da lepra:
1)      eliminação da sensação térmica, ou seja, não diferencia o frio do quente;
2)      aparecem grandes manchas na pele;
3)      foi por muito tempo incurável e muito mutiladora, hoje não é mortal, porém acarreta invalidez.

Hoje, nos deparamos com pessoas leprosas espiritualmente, , os efeitos de uma pessoa que não conhece a Jesus ou cristãos que não buscaram a cura, são esses:
1)      eliminação da sensação térmica: por causa do pecado, as pessoas só fazem coisas erradas que prejudicam sua saúde, mas nem por isso param de fazer, porque não estão sentindo mais dor;
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.  Romanos 7:20
Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
Romanos 6:14

2)      manchas: infelizmente o pecador se encontra num estágio de imundície, por causa do pecado;
Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como o vento, nos arrebatam. Isaías 64:6
Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação. 1 Tessalonicenses 4:7

3)      acarreta invalidez: o objetivo de satanás é roubar, matar e destruir, ou seja, uma pessoa leprosa espiritualmente é um guerreiro a menos no exército do Senhor.
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23

E diante disso, podemos entender que é essa a situação da maioria daqueles que chegam à igreja e de muitos membros dela.

As pessoas lá fora se encontram contaminadas, sujas, discriminadas por muitos, mais como esse leproso que lemos, eles estão desesperados, sedentos para buscar o milagre para sua vida, crendo que o Senhor o curará.

Diferentemente dos que estão na igreja, estão leprosos, manchados pelo pecado e por falta de humildade não buscam a cura.
Há gente que é pura aos seus olhos, e contudo nunca foi lavada da sua imundícia. Provérbios 30:12
Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus.
1 João 3:9

E o versículo 41 diz:
Estendeu a mão e o tocou.
Apesar de ser discriminado por todos, apesar da condição que ele se encontrava, Jesus não simplesmente decretou sua cura, como poderia ter feito, mas, ao contrário de todos, estendeu sua mão e o tocou, demonstrando o seu amor.

É isso que estamos precisando nos dias de hoje, vemos pessoas nessa condição, de leprosos, contaminados do pecado, cedendo por um milagre, e você como cristão, como tem agido???

Testemunho:
Uma mulher era capelã em um hospital em 1983, época em que poucos sabiam sobre exatamente o que seria a AIDS. E quando essa mulher foi visitar um aidético (muito frágil e magro) ela teve que colocar luvas, avental, e máscara exigidos como precaução. E essa mulher quando olhou para esse homem, ela resolveu tirar as luvas, segurar em suas mãos e orar por ele. Quando acabou a oração, o homem muito comovido disse: obrigada pela sua oração, mas o que fez a diferença na minha vida foi porque eu pude ver o amor do seu Deus, porque você me tocou.

O Senhor está esperando que quando estendermos a mão, pois de nós sairá poder para que o milagre aconteça, que haja cura, libertação, salvação, quebrantamento.
Devemos entender qual real importância de nós para obra que Deus nos chamou.

E quando o Senhor me levou a meditar nisso, me perguntei: Por que ainda não temos feito a diferença?
Por que ainda existem tantos leprosos cedentos pela cura?

E o Senhor me levou a resposta:
Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra. João 4.34

Precisamos ter fome e cede de fazer a vontade de Deus para que a igreja seja amadurecida e faça a diferença.

Devemos tocar pessoas intocáveis e amar aquelas que parecem indignas de amor.

Deus abençoe
Karen

(Palavra ministrada em 14/06/2011)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário