quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Arrume sua casa





Sobre o testemunho da igreja relatado em atos dos apóstolos:

At. 2.42-47:

42. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

43. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

44. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

45. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

46. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

47. Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.



Em termos de realidade seria hipocrisia dizer que essa é a realidade da igreja de hoje.



Para onde caminha a igreja cristã hoje?

Temos de confessar: não sabemos para onde caminha a igreja cristã do jeito que vai.

Ela se tornou objeto de negócios. Muitas igrejas hoje se confundem com empresas. Os clientes principais são os crentes e os vendedores acabam sendo os pastores ou dirigentes.

Escândalos de pastores e líderes estão com maior freqüência nos dias de hoje,

Muitas igrejas já se perderam, outras estão a caminho.



Estamos diante de um distorcido ensino de Jesus.

Seria isso que Jesus chama de igreja?



Ele disse: “...edificarei a minha igreja...”(Mt16.18)

E depois diz: “...sereis minhas testemunhas...” (At.1.8).



Aqui nasce o conceito de igreja, como sendo um grupo de pessoas convertidas ao evangelho que dão testemunho de Jesus, que faz o que ele fez, que ensina o que ele ensinou e ordenou.

“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (Jo 13.15).



Precisamos enxergar igreja como eu e você, não dando importância do todo, mais fazendo cada um a sua parte para que a imagem da igreja possa se apresentar como lemos no livro de Atos.



Meditando nesse assunto, Deus me lembrou dos profetas Ageu e Zacarias.



Só para entender:

Ageu foi possivelmente nascido durante os setenta anos do cativeiro na Babilônia e regressou a Jerusalém, quando o Rei da Pércia Ciro, permitiu que 50.000 judeus exilados voltassem para Jerusalém sob a liderança de Zorobabel (governador) e do sumo sacerdote Josué.

Em Esdras diz que durante o 2º ano de retorno dos judeus, foram lançados alicerces na construção do templo, porém, a oposição dos samaritanos fez cessar a obra (Esdras 4.1-5), conseqüentemente, os judeus tornaram-se espiritualmente fracos.

Então Deus, envia-lhes os profetas Ageu e Zacarias para encorajá-los a recomeçar a obra.



Aqui podemos enxergar a vida do cristão:

O Rei nos libertou, e hoje estamos verdadeiramente livres, agora é o momento de reconstruirmos a casa, a casa de Deus. No começo é tudo mais fácil, mais com o passar do tempo perdemos o foco, a direção. Isso é o que tem acontecido com a igreja nos dias de hoje, igualmente ao povo judeu como lemos. Porém, diante de toda essa situação, os profetas Ageu e Zacarias se levantaram, crendo que eles poderiam mudar essa situação. E através dessa história eles nos ensinará as palavras chaves para à reconstrução do templo, a casa de Deus:



1) Como está sua casa???

Ageu 1.4 - Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?

Os judeus que haviam voltados do cativeiro, estavam tão preocupados com os próprios interesses, que passaram a negligenciar a construção da Casa de Deus, suas casas estavam forradas, ao passo que o templo permanecia em ruínas.



Irmãos, trazendo para a vida espiritual da igreja, estamos diante de um cenário mundial em que podemos dizer que a igreja de Cristo, como falamos anteriormente tem se preocupado com tanta coisa, com quantidade de templos, com dinheiro, luxo, os cristãos com tanta coisa pra fazer, com planos a serem alcançados, que acabam vivendo com tantas prioridades e que muitas vezes não priorizamos a obra do Senhor.

Mateus 6.33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.



Você é igreja, você é a Casa de Deus, porque o Espírito de Deus habita em vc, portanto, não faça igual aos judeus que iniciaram a obra, mas por causa das dificuldades, opositores, desistiram de completá-la. Muitas vezes, Deus quer que você vá cumprir Seu plano, seu propósito, mas, você não deixa Ele agir na sua vida, nas suas fraquezas, nas suas limitações, deixando a sua vida em ruínas. Você é casa de Deus, portanto, ele conta contigo para que a história da igreja seja mudada.

Seja um Ageu, um Zacarias, que irá obedecer à voz de Deus, e determinará que nada e nem ninguém impedirá que a sua vida seja construída como Casa de Deus, habitação do Espírito Santo. Você é um profeta dessa geração, que fará a diferença, amem?



2) Qual tem sido a sua prioridade???

Ageu 1.3-11

3.Veio, pois, a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:

4. Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?

5. Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.

6. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.

7. Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.

8. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR.

9. Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa.

10. Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos.

11. E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz; como também sobre os homens, e sobre o gado, e sobre todo o trabalho das mãos.



O povo de Deus perdera sua benção porque estava vivendo apenas em função das próprias vontades, não desejando interesse pelos alvos e propósitos de Deus.

Reparem que, estamos falando de filhos de Deus, não ímpios, muitas vezes vc se pergunta o por que você não alcançou sua benção. E hoje Deus te responde com uma pergunta: Qual tem sido a sua prioridade?



3) Vale a pena obedecer à voz de Deus?

Ageu 1.12-15

12. Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e todo o restante do povo obedeceram à voz do SENHOR seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, assim como o SENHOR seu Deus o enviara; e temeu o povo diante do SENHOR.

13. Então Ageu, o mensageiro do SENHOR, falou ao povo conforme a mensagem do SENHOR, dizendo: Eu sou convosco, diz o SENHOR.

14. E o SENHOR suscitou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito de todo o restante do povo, e eles vieram, e fizeram a obra na casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus,

15. Ao vigésimo quarto dia do sexto mês, no segundo ano do rei Dario.



Os líderes e o povo judeu reagiram positivamente à mensagem do profeta Ageu, simplesmente obedeceram e temeram ao Senhor, não murmurando, ou fazendo por obrigação, mas por amor à Deus.

A igreja, a liderança, nunca irá te forçar a fazer algo, ela apenas lhe mostrará o caminho, mas não adianta obedecer por obrigação, mas si por amor à Deus, é nesse momento que Deus prova o seu amor por Ele.

E assim, diz a palavra do Senhor no versículo 13, “eu sou convosco”.

Irmãos, “estar contigo” é a maior promessa que o Senhor pode fazer para vc, amém?



Deus é rápido em nos abençoar!

Assim que o povo lançou os fundamentos do templo, ele prometeu reverter suas bênçãos para o povo! Deus não espera que sejamos perfeitos: ele quer que nos importemos, no íntimo, com as coisas que são importantes para Eele e que a nossa real motivação é servir ao Senhor por amor à Ele.





Portanto irmãos,



Arrume sua casa!



Se você se sente desanimado para ler a Bíblia, leia mesmo assim! Compre uma versão diferente da Bíblia e volte a fazer anotações, mesmo que não sinta vontade!



Se vc nesse momento deseja ser curado de algum pecado, confesse, fale para Deus que vc está arrependido e não quer continuar pecando, pq vc está decido à obedecer.



Se você, não têm tempo para nada, porque encheram suas vidas com atividades: livre-se de algumas delas e abra espaço para sua vida espiritual! O sacrifício valerá a pena!



Não coloque prioridades na frente da construção da sua casa, não deixe que as adversidades, às áreas de sua vida que ainda precisam ser santificadas, os seus objetivos, as correrias do dia-dia, te tirem o foco, pois sabemos que o trabalho é duro, tem muito coisa pra ser feito, mas diz o Senhor: a glória da segunda casa será maior que a da primeira! Glória a Deus.



A chave para as bênçãos de Deus é a obediência.



Seja um profeta do Senhor que fará a diferença nessa nação mudando a história da igreja.

Deus Abençoe

Karen

(Palavra ministrada em 22/11/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário